Sobre a banda

Os Comitiva Charlie são uma banda portuguesa de rock. Impulsionados por um rock clássico, bem assente em riffs de guitarra orelhudos e uma simplicidade e autenticidade que parece ter ficado esquecida nos últimos anos, esta banda não se assume porém como uma banda de rock clássico ou revivalista. Ao invés, considera-se uma banda de rock "... com uma estrutura clássica mas, ao mesmo tempo, moderna e que canta em português". As vozes são assumidas por Miguel Bugalho, enquanto que as guitarras são asseguradas por Henrique Pedro e Filipe Gomes. A secção rítmica está a cabo de Telmo Estrelado no baixo e Hugo Pinto na bateria.

A banda formou-se oficialmente enquanto "Comitiva Charlie" apenas no início de 2017. No entanto a base para a construção da banda já vinha de trás, dos tempos em que tocavam em vários bares de Lisboa e da Margem Sul, sob o nome "Capital Crime" que consistira numa banda de tributo a Guns n‘ Roses. Por essa altura, a maior parte da banda colaborou também no projeto individual de Hugo Pinto, denominado |UGO|, cujo o álbum "Leap of Faith" juntou mais de 16 músicos, incluindo Miguel Bugalho, Filipe Gomes e Henrique Pedro.

Em Agosto de 2017, ingressaram nos estúdios Lemon Drops Media, no Montijo, para gravarem finalmente o seu álbum de originais. O seu produtor foi André Eusébio e em Março de 2018 as gravações estavam finalizadas. Lançaram então uma campanha de crowdfunding no site português PPL que teve uma forte adesão e que lhes permitiu fazer um lançamento profissional do disco. A 9 de Setembro de 2018 apresentaram oficialmente o seu disco na Nova Academia Lisboa, em Benfica.

André Sousa, do Diário de Notícias, considerou o seu disco como "um álbum notório, e um verdadeiro exemplo do que a música portuguesa pode ser".